CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, março 24, 2010

CIDADÃO DO AMAZONAS

Desculpe a intromissão na conversa do Benayas com o Reis, mas  devo informá-lo de que o Amazonas conquistou novo cidadão. E quê Cidadão. Falo de Jorge Tufic, poeta de tantas publicações e diversos prêmios, autor da letra do Hino do Amazonas, que recebeu ontem o diploma de Cidadão do Amazonas. Na foto, Tufic (esquerda) ao lado do presidente da ALE, Belarmino Lins.

Nascido em Sena Madureira (AC), em busca de Manaus, Tufic percorreu vasta extensão de rios. Começando no jornalismo manauense como reporter policial, ao tempo de O Jornal e Diário da Tarde, logo venceu. Escreveu ainda em A Crítica e outros periódicos. Entre outras inciativas, dirigiu o Clube da Madrugada, fundado em 1954. Cumpriu bem as funções de funcionário público. Uma dia, cansado do "encontro das águas", mudou o rumo e desembarcou em Fortaleza (CE). Ali, depois da necessária adaptação, conquistou amigos, agremiações literárias, prêmios.

Apesar do descuido do agente do Poder Legislativo com a nova ortografia (veja Assembleia Legislativa na placa entregue ao poeta), o dia foi de merecidas comemorações.
Na solenidade, diverso do Hino Nacional, pode-se observar quanto o Hino do Amazonas é desconhecido, raríssimo aquele que cantava o estribilho.

Um comentário:

  1. Caro Roberto,
    Parabéns pelo blog. Veio para ocupar um espaço importante, aberto, necessário. Desejo-lhe toda sorte do mundo e mantenha-me informado. Abraços,

    Marcos Santos

    ResponderExcluir