CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, março 28, 2010

MEMORIAL AMAZONENSE

Março, 28 

1894 – Nasce em Manaus, Carlos Mesquita, filho de Carlos Augusto Mesquita e Felismina Maquiné da Silva. Era tenente da Guarda Nacional. Concursado, assume, em 1920, a cátedra de inglês no Ginásio Amazonense, onde se notabilizou. Foi diretor deste estabelecimento de ensino.



1955 – João Café Filho, Presidente da República, visita o município de Nova Olinda do Norte, devido à descoberta de petróleo na região. Que aconteceu no dia 15. Esse auspicioso acontecimento despertou na comunidade sonhos de crescimento econômico. A presença da maior autoridade do País fomenta e amplia as expectativas. Mas, nada aconteceu, pois a prospecção foi sumariamente cancelada, abortando a tantos devaneios. Na comitiva presidencial, veio o chefe da Casa Militar, então coronel Ernesto Geisel, futuro dirigente da Petrobras e Presidente do Brasil no Governo Militar. Na foto, de Nascimento, publicada em A Crítica (28 mar.), os mencionados personagens ladeiam Plinio Coelho, Governador do Amazonas.
No ano seguinte, junto ao grupo de religiosos que participaram do 2º centenário de Borba, passei no local. Recolhi, como quase todos os colegas uma amostra do petróleo jorrado. Servia para tantos "milagres", asseguravam. Nao conseguiu o mais importante: a explração e a riqueza de Nova Olinda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário