CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, maio 30, 2010

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS (XII)

ENCONTRO REGIONAL


A Polícia Militar do Amazonas (Pmam) reuniu os comandantes de Policias e Bombeiros Militares do Norte, no mês passado. Objetivava “alavancar diretrizes que transformem a segurança pública regional num referencial para o Brasil.”

Revista Polícia Militar, maio 2010
Deu-se ao evento, ocorrido entre 22 e 24 de abril passado, a denominação de I Encontro de Comandantes Gerais das Policias Militares e dos Corpos de Bombeiros da Região Norte. Muito bem.


No entanto, não apenas um, mas quatro encontros semelhantes já foram realizados no Norte. O I Encontro, patrocinado pela própria Pmam, foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 1990. Era comandante geral da corporação o coronel Romeu Medeiros Filho.



O II Encontro ocorreu na capital do Pará, entre 7 e 9 de março de 1991. Nele se decidiu pela instalação de uma academia de polícia regional para a formação de oficiais. Embora houvesse disposição das entidades da região, a Academia existe, todavia, criada e mantida pela Polícia Militar do Pará. A Academia Coronel Fontoura já formou bom número de oficiais amazonenses.


A capital do Acre abrigou o III Encontro, que se estendeu de 23 a 25 de maio do mesmo ano. E, finalmente, em Porto Velho, capital de Rondônia, foi realizado o último desses encontros, que acolheu comandantes de outros pontos do País, interessados na solução de preocupantes problemas regionais, diversos dos enfrentados em nossos dias.


Na condição de assistente do comandante geral, participei da formulação do primeiro e, na condição de convidado, estive presente aos demais. Está feito o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário