CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, junho 29, 2010

ÁLBUM DA FAMÍLIA MENDONÇA

Junho, 29 - Dia de São Pedro


Francisca e Manuel Mendonça tiveram três filhos. Os três nascidos no mês de junho e do sexo masculino. O primeiro, nascido a 17, chamou-se Manoel, em honra do pai, e mais Roberto, e é quem escreve este texto.
O segundo, nasceu a 13, dia de Santo Antonio, por isso, Henrique Antonio. Por fim, dia 29, Pedro Renato, em honra do padroeiro dos pescadores.

Renato, Roberto e Antonio, em 2007

Já falei do Antonio, dias passados; hoje, relembro os 59 anos de Pedro Renato. Ou simplesmente, Renato. Nascido na rua Inácio Guimarães, em Educandos, acabou orfão da mãe no ano seguinte.

A seguir, foi cuidado pela avó paterna, uma peruana autêntica, e outras assistentes, até que Dona Doroteia assumisse o lugar de mãe adotiva. Renato estudou no Seminário de Manaus, aproveitando o internato quase gratuito, e completou o ensino secundário no Colégio Estadual do Amazonas.

Nossa família, em 1959, mudou-se para o Morro da Liberdade, inaugurando uma nova casa em bairro em formação. Era então o fim de Manaus. Morávamos a rua Amazonas (uma das tantas existentes em Manaus), o número 29 foi escolhido por ser o dia em que mudamos. Havia, ao menos, outros três vinte e nove.
Renato, ao tempo do serviço militar, cursou o NPOR no 1º BIS, em 1971. Ao concluir o curso obteve o terceiro lugar e recebeu a espada das mãos do general comandante militar. Pouco depois, conquistou aprovação para o Curso de Matematica na Universidade do Amazonas, tendo realizado apenas o primeiro ano.
Em 1972, aproveitou a transferência da família para Santos (SP) e foi junto. Na busca de emprego, conseguiu aprovação em concurso para a Petrobras e nela se aposentou. Durante sua permanência em atividade nessa empresa passou por vários departamentos e refinarias, inclusive a de Manaus, além de postos de prospecção em alto mar, as conhecidas plataformas.


Casado com a Isabel, possui três filhos: Marcelo, Patricia e Fernando. Apesar de aposentado, segue trabalhando junto a Petrobras.

Renato, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário