CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 13, 2010

MEMORIAL AMAZONENSE (XXIV)

1892 – Nasce em Manaus, Manuel Severiano Nunes, filho de Francisco Severiano Nunes e de Honorina Gonçalves Nunes. Envolvido na política, ao lado de Álvaro Maia, exerceu diversos cargos, talvez o último tenha sido o de secretário de Justica (1954). Afastou-se do cargo para disputar a vaga de senador da República. O PSD, seu partido, foi vencido pelo PTB de Plínio Coelho. Severiano Nunes, como era conhecido, afastou-se de Manaus, em definitivo.

1897 – Morre em Manaus, Manoel Urbano da Encarnação, considerado o primeiro morador do bairro de Educandos. Sertanista, tem seu nome gravado na exploração do rio Purus, inclusive como auxiliar do cientista Williams Chandless. Foi sepultado no cemitério de Santa Helena, no bairro de São Raimundo.


1904 – Nasce no seringal Goiabal, situado no município de Humaitá (AM), Antonio Botelho Maia, irmão de Álvaro Maia. Graduou-se em Agronomia. Mas seguiu os passos políticos do irmão que, ao tempo da ditadura de Getúlio Vargas, exerceu por mais de uma década a Interventoria Federal.
Nessa situação, Álvaro nomeou Antonio Maia para dirigir a Prefeitura de Manaus. Em sua gestão, foi contruido o Balneário do Parque Dez, inaugurado em 1938. Já desativado, dele restam duas edificações.
Antonio faleceu no Rio de Janeiro em 1993.
Henrique (esq) no Gledar

1948 – Nasce no bairro de Educandos, em Manaus, Henrique Antonio Mendonça. Enfrentou o grupo escolar Machado de Assis e a escola paroquial do padre Antonio Plácido de Souza, vigário do bairro. O curso secundário, em parte, realizou no Seminário São José, quando fez parte da direção do Gremio Literário e Esportivo Dom Alberto Ramos (Gledar), em 1963.

Cubatão, 1969
Rio, 2009
Em 1967, deixou Manaus para se instalar primeiramente em Santos (SP), onde trabalhou na Refinaria de Cubatão. Ainda circulou por outras refinarias e plataformas de prospecção no país. Mudou-se enfim para o Rio de Janeiro, onde hoje reside, com a família (a esposa Vilma e a filha Yara) na Barra da Tijuca. Dirigindo sua empresa, segue trabalhando junto à Petrobras.
Esse cara, é meu irmão. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário