CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, julho 22, 2010

Manáos versus Manaus

Sob este título, nada original, pretendo reproduzir fotos da nossa capital. São fotografias de ontem que, revistas pelo mesmo ângulo, possam mostrar as modificações da mesma cidade.


Passagem Cabral, Centro
Começo hoje com a Passagem Cabral, que existe entre a avenida Sete de Setembro e a rua Dr. Almino, próxima a primeira ponte. A atuação do Prosamim manteve o trâfego no local, agora com mais brilho, depois do reparo necessário para se adequar a Passagem ao Parque Jefferson Peres.

Rua Dr. Almino, ao fundo, antes da recuperação, 2006


A Passagem, também conhecida por Ponte, em seus primeiros momentos, era um “atalho” construído sobre madeira utilizado pelos moradores dessa artéria para alcançar a avenida Sete. Araújo Lima, quando Prefeito de Manaus, a reconstruiu. Outras administrações municipais trataram de melhorar a Passagem que chegou, em nossos dias, estruturada em concreto.

Demolição da Passagem, maio 2009

A melhoria do local obrigou a substituição da “ponte”, por uma rampa bem mais confortável.


Cabral, por que esta denominação? Não há registro confiável.


Rua Borba, Cachoeirinha


Essa era a situação da rua Borba no entroncamento com a rua Humaitá, no bairro da Cachoeirinha.

A Crítica, 30 março 1960


Não há muito que explicar. Durante anos quem circulava por aquele local percebia a “invasão”, que começou com casas de madeira e hoje, as edificações apresentavam-se em alvenaria.

Rua Borba, vendo-se a urbanização do Prosamim 


Novamente o projeto Prosamim colocou ordem no local. É o que mostra a foto de hoje mesmo.

2 comentários:

  1. Nossa meu Deus, hoje eu moro no Rio de janeiro, mais a minha infância foi toda na Rua Borba, estudei no Grupo Escolar Carvalho Leal,quanta saudades daquele tempo..

    ResponderExcluir
  2. NOSSAAA! Eu também passei toda a minha infância na Rua Borba, e hoje moro em Florianópolis, brinquei muito na praça, o saudades.

    ResponderExcluir