CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, outubro 21, 2010

LIVRARIA ACADÊMICA (1912-2009)

Última foto, em agosto 2009
Fundada em 1912, este estabelecimento fechou as portas   ano passado. Agora, o edifício passa por reformas e, certamente, ali não mais haverá livros nem papéis. Nem o acolhimento fidalgo do seu Barata. Restará apenas saudades pelo fim do mais antigo templo ocupado pelos leitores da cidade.
O Jornal. Manaus, 1949
O Estado, por iniciativa da Secretaria de Cultura, já transferiu o que restou do acervo da Acadêmica para o Centro Cultural Palácio Rio Branco. Merece ser visitado, aproveitando o visitante para estender os olhos pelos outros seletos ambientes.

Em homenagem à última livraria da rua Henrique Martins, reproduzo um texto publicado em jornal local, reminiscência do saudoso Tude Gomes da Costa, um anúncio comercial e, creio, a última foto do prédio.

Jornal do Commercio. Manaus, 13 dezembro 1981

2 comentários:

  1. Cel. Roberto,
    Em nome da Família Barata, meus sinceros agradecimentos pela homenagem prestada aqui à Livraria Acadêmica e a meu pai, Antônio Barata. Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Comprei muitos livros na Livraria Acadêmica. Era um espaço mágico em Manaus...!Lamento pelo seu fim...! Mas o que está em minha memória é, ainda demasiadamente, vivo... os balcões em madeira de lei e envernizados... prateleiras até o alto... cujos livros falavam... caixas de filmes super 8...

    ResponderExcluir