CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Dezembro de 1970

Algumas fotos abaixo expostas mostram os acontecimentos da época, mostram as autoridades de então, que coincidência ou não estavam em todas.
O Governador era Danilo Areosa, já em final de mandato, e com o sucessor a tiracolo. O sucessor era João Walter de Andrade. Paulo Nery era o Prefeito, que foi exonerado no ano seguinte. O Capitão dos Portos - Mário Hermes da Fonseca - era um marinheiro de destacada estatura, como se observará nos flagrantes. Enfim, o arcebispo Dom João de Souza Lima pastoreava a Igreja do Amazonas.

Dia 5, a Academia Amazonense de Letras empossou um novo imortal. Era Moacir Alves que, oriundo da Bahia, foi acolhido em Manaus por sua competência. Inicialmente no serviço público, quando dirigiu a Chefatura de Polícia, sendo o último Chefe de Polícia e, consequentemente, o primeiro Secretário de Segurança do Amazonas. Depois na Casa de Adriano Jorge.

Jornal do Commercio. Manaus, 5 dez. 1970

Em 6, a agência do Banco do Brasil local efetuou a exposição da Taça Jules Rimet, que o Brasil conquistou em definitivo nos campos do México. A mesma taça que algum "colecionador" alguns anos depois surrupiou da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), no Rio de Janeiro.

Jornal do Commercio, Manaus, 6 dez. 1970
Jornal do Commercio. Manaus, 11 dez. 1970

Dia 10, desembarcou em Manaus o embaixador de Portugal José Manoel Fragoso. Como de praxe, a recepção incluía uma guarda de honra que, na ocasião, foi prestada pela Polícia Militar do Estado. O comandante da mesma foi o então capitão Alrefredo Melo de Souza, falecido no corrente ano.
Jornal do Commercio. Manaus, 11 dez. 1970
A acolhida governamental foi excepcional, não apenas pela obrigação protocolar, mas porque o governador Areosa era descendente de português, o comendador Areosa.


Dia 16, o governador Danilo Areosa embarca para cumprir agenda fora do Estado. Várias autoridades estiveram presente (Capitão dos Portos, governador eleito, Chefe de Polícia, chefe da Casa Militar, general comandante da guarnição, e presidente da Assembleia). A esquerda, caminha com a pasta do governador o tenente Odacy Okada (hoje coronel da reserva), então ajudante de ordens. O embarque aconteceu no aeroporto de Ponta Pelada e o governador, certamente, seguia em avião de carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário