CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, dezembro 11, 2010

Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas

O IGHA promoveu na manhã de hoje uma solenidade para recepcionar na instituição ao Dr. Claudio Chaves  e entregar o diploma de Benemérito ao Dr. Bernardo Cabral.
Ocorreu primeiro a posse do novo acadêmico, que foi saudado pelo orador "ad hoc" Dr. João Bosco Botelho. Nasacido em Manaus, médico formado na turma de 1974, Chaves além de professor universitário, possui hoje o título de pós-doutor pela Unifesp, ainda de fellow pelo CER-OCB e pós PH.D. pela Tufts University, ambos em Boston (USA). Especializado em oftalmologia, fundou e dirige o Instituto de Oftalmologia do Amazonas, onde formou um núcleo de doutores na espcialidade, que operam com eficiência pelo Amazonas.
Pertence maçonaria e a mais algumas entidades destacadas da ciência e da cultura: Academia Maçonica de Letras, Academia Amazonense de Letras, Academia Amazonense de Medicina e, partir de hoje, do Instituto. Com tal arcabouço, iguala-se ao seu amigo e confrade Antonio Loureiro.
A atuação de Claudio Chaves se estende pelo universo científico, tendo publicado inumeros artigos em revistas especializadas. Além disso, "também reproduzindo o prestígio do Brasil e no exterior, é membro titular de 37 sociedades e academias médicas", assegurou o Dr. Botelho ao saudar o novo confrade.
O orador destacou obviamente e com mais detalhes a trajetória do mais novo integrante da Casa de Bernardo Ramos. Sua oração teve por título: "O mundo pessoal e acadêmico do professor doutor Cláudio do Carmo Chaves construído em torno de generosidades-bondades".
Claudio Chaves (à esq.) e Bernardo Cabral, após a solenidade
Cláudio Chaves ocupa a Poltrona nº 34, cujo patrono é José Francisco de Araújo Lima (1884-1945). Lembrando que o ocupante anterior foi Waldemar Baptista de Salles (1913-2010).
O ex-senador José Bernardo Cabral foi aclamado Sócio Benemérito pela sua atuação, quando exercia o mandato de Senador. Sua influência e empenho levou o governo do Amazonas a restaurar o Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário