CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, janeiro 23, 2011

PM AMAZONAS: 5º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (2)

Aproveitando as instalações da Segunda Companhia, a Polícia Militar instalou no local o 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM). O comando coube ao tenente-coronel Jétero Silva de Menezes, nomeado em 15 abr. 1988. Menos de ano depois, já construído o complexo de quartéis no conjunto Dom Pedro, a corporação transferiu para aquele local o 5º BPM. Aquele local, previsto para abrigar apenas a cavalaria, acabou por agregar diversas unidades, o que veio contrariar aos moradores do residencial.

Também este batalhão ganhou seu codinome: Quinto dos Infernos, porque continuava distante e precária comunicação com o Centro, entre outras “recomendações”.

O 5º BPM ocupou o espaço da cavalaria por mais de três anos, enquanto a administração estadual construía um quartel próprio. Situado no bairro da Compensa, que se estruturava, ao lado de enorme escola pública, que o popular conhecia por Quarentão (quantidade das salas).

Coronel Pedro Lustosa
O comandante deste novo aquartelamento foi o tenente-coronel Humberto Mitouso Crispim, que acolá permaneceu por cinco anos, em duas etapas. De fato, Humberto se afeiçoou aquele espaço, construindo nova feição ao policiamento, atenção aos comunitários e o cuidado com o quartel. Era comandante da Polícia Militar o coronel Pedro Lustosa.

Depois veio a sucessão de comandantes, de passagem tão efêmera, que podemos pensar se foi possível construir algo. Alguns tiveram a “possibilidade” de comandar por exatos dois meses.
Veja a relação dos comandantes, com datação até o ano 2000. Recente reestruturação da PM levou de roldão o 5º BPM, apesar de ter sido alçado a condição de Comando de Policiamento de Área (CPA).
tenente-coronel Humberto Renato Mitouso Crispim (31 dez.1993)
major Julio César Lemos de Almeida (7 jan.1997)
tenente-coronel João Ewerton do Amaral Sobrinho (10 jan.1997 )
tenente-coronel Humberto Renato Mitouso Crispim (14 abr.1997)
major Julio César Lemos de Almeida (30 jun.1998 )
tenente-coronel José Moreira Nunes (27 out.1998)
tenente-coronel José Bernardo da Encarnação Neto (4 jan.1999)
tenente-coronel José Maria de Oliveira Sirotheau (9 mar.1999)
major Wilson Martins de Araújo (8 jun.1999)
tenente-coronel Emiliano Marques de Freitas (26 abr.2000)

Um comentário:

  1. Obrigado por dividir isso conosco Coronel Ciro foi um grande amigo foi muito bom rever ele ao menos em foto muito tempo perdi contato mas foi uma das melhores pessoas que eu conheci na minha vida Gostaria muito de saber como ele está um ser humano decoração incrível que me ensinou muita coisa boa na minha vida que Deus abençoe a vocês todos e onde ele estiver Que Deus cuide dele

    ResponderExcluir