CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, abril 21, 2011

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: DIA DE TIRADENTES (XXIII)

A Polícia Militar do Amazonas vem cumprindo uma decisão estranha: elaborar apenas uma festa para comemorar seu 174º aniversario (4 de abril) e do seu patrono, o protomártir Tiradentes (21 de abril).
Galeria de ex-comandantes da
Polícia Militar do Amazonas

Este ano, a solenidade aconteceu ontem pela manhã, na Praça da Polícia. Parece ter sido decidida muita apressadamente, entre outros indícios, não houve uma manifestação da imprensa, convidando aos simpatizantes desta corporação. A PMAM decidiu concorrer com o 62º aniversário do jornal A Crítica, que lançava seu helicóptero RCCop. E uma edição cheia de atrações.

Resultado: o governador Omar Aziz optou pelo jornal, e  foi comemorar com o pessoal do matutino “mais lido”. Despachou para o encontro com os policiais o vice-governador José Mello, que deveria ter calado. Sua fala foi um desastre para os apreensivos, esperançosos policiais na data do dissídio coletivo. Lembrando que fora uma iniciativa do ex-governador Eduardo Braga, a data do anúncio da revisão do soldo.

Sem ser convidado, não fui. Por isso, ouvi de circunstante que o vice-governador parecia ter comido abio, pois o visgo fechou-lhe a boca. Nada foi dito sobre o aumento salarial, aumento que os aposentados espalham pela praça com imaginação, que não há Estado que suporte tantos “subsídios”.

A Polícia Militar do Amazonas, portanto, ganhou um presente de grego. Assim, para reagir a esse desaforo, para manter a tradição centenária que a consolida, deve o coronel comandante Almir David imprimir o respeito às datas.

Em 4 de abril, realize uma solenidade interna, ao menos. Realize uma vasta distribuição de medalhas e condecorações para os seus subordinados. É importante esse afago.
E não transija. O Dia de Tiradentes é dia 21. Lembro ao senhor que a maior comemoração dessa efeméride acontece em Ouro Preto - Minas Gerais, claro, e atenção!, no dia dedicado a Joaquim José da Silva Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário