CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 11, 2011

O Cinema no bairro de São Raimundo (II)

Cine Ideal (1941? – 1972)
O cinema Ideal ocupou um edifício antigo localizado na rua 5 de Setembro, n.º 125, esquina com a rua Boa Vista, próximo ao igarapé de São Raimundo. São escassas as informações sobre sua instalação. Mas, em consulta a jornais, anota-se que começa a aparecer em anúncios a partir de janeiro de 1955. O cine Ideal também pertenceu a Empresa A. Bernardino & Cia. Ltda.
Cine Ideal, quando da fundação, 1943
Também uma informação contida em O Jornal (12 fev.1946), confirma a existência do cine Ideal em São Raimundo nessa época; os ingressos a Cr$ 1,50 seriam em benefício da classe operária de Manaus. Curiosamente, nos anúncios da A. Bernardino aparecem somente Guarany e Avenida.

Diante da dúvida, a pergunta que fica no ar é esta: se o cine Ideal funcionava desde 1941, como afirmava seu proprietário, por que somente o anúncio de duas salas? E por que o anúncio do cine Ideal apareceria somente em 1955? Perguntas que ficarão sem resposta, porque os únicos que poderiam respondê-las, infelizmente já faleceram, ou seja, os proprietários da empresa cinematográfica, Aurélio Antunes, Adriano Bernardino e Adriano Bernardino Filho.

O cine Ideal, mesmo possuindo tela panorâmica, palco e dispondo de 405 cadeiras, nunca foi uma sala popular. Nem muito confortável. A causa estava na exibição repetitiva de filmes mostrados anteriormente em outros cinemas do grupo. Era considerado um dos “poeiras”, parceiro dos cines Popular, Guarany, Éden, Vitória e Palace. No entanto, foi durante muito tempo, uma das únicas opções de divertimento dos moradores de São Raimundo e Glória.

Somente aos domingos e feriados havia a sessão das nove horas, dedicada ao público infantil. Nela eram exibidos desenhos animados de Tom e Jerry, da MGM; Mickey e Donald, Branca de Neve e os 7 Anões, além de outros clássicos de Walt Disney, e ainda, filmetos de caráter educativo. Na frente do cinema, antes do início das sessões e da abertura do portão de entrada, crianças costumavam trocar e vender revistas em quadrinhos e permutar figurinhas.

Nas sessões das 13 e 16h, o público predominante era de adolescentes ávidos pelos seriados e filmes de aventuras. Alguns rodados a época: Jim das Selvas; Adaga de Salomão; Tambores de Fu-Manchu; Mulheres Fugitivas; Feitiço Tropical; Tarzan. Os seriados ambientados no velho oeste, estrelados por Tom Mix, Rex Allen, Cisco Kid, Zorro e Rocky Lane (1909-1973), também fizeram sucesso no Ideal. Na sessão noturna predominava o público adulto, na maioria, casais de namorados para assistir aos filmes românticos, edulcorados, entre os quais, Suplício de uma saudade; Amor, sublime amor, e outros do gênero.

Nem sempre as sessões desta sala eram tranquilas. Como ocorria em outros cinemas da cidade, as badernas e tumultos ali aconteciam, em especial, quando o filme em meio da sessão literalmente “queimava”. Uma amostra desse comportamento relata o vespertino da empresa Archer Pinto (Diário da Tarde, 18 jul. 1955). À noite de sábado, um grupo de irresponsáveis indivíduos pôs em polvorosa, as pessoas que se encontravam no interior do Cine “Ideal”, no bairro de São Raimundo, pertencente à firma A. Bernardino & Cia. Ltda., sendo necessária a intervenção da polícia.

Após esse lamentável episódio, a proprietária fecha o cine Ideal para uma reforma parcial. Providencia a substituição das cadeiras danificadas e instala dois novos projetores, aproveita igualmente para modificar a fachada do prédio, que ganha linhas mais “modernas”.

Em setembro de 1969, foi inaugurada no vizinho bairro de Santo Antonio, a primeira estação de televisão (TV) de Manaus. Tratava-se da pioneira TV Ajuricaba, UHF canal 20, que, com sua programação de filmes, novelas e desenhos animados, além de outros programas, começa a afastar grande parte do público frequentador de cinema.

Claramente dos cinemas localizados em bairros periféricos. E, o cine Ideal que já não tinha uma frequência das melhores, viu diminuir o número de espectadores, especialmente, na sessão da noite, que tornava o local propício a badernas por parte de elementos desclassificados. A desordem imperante no local era bem volumosa, tanto que os moradores de São Raimundo reclamaram maior atenção das autoridades, como revela o jornal A Notícia (7 out.1971): No sentido de coibir o abuso de certos elementos que, na sessão noturna do Cine Ideal, fazem daquela casa de diversão, verdadeiro centro de depravação.


Cine Ideal, pouco antes do fechamento,
em dez. 1971
Naturalmente, a maior parte dos frequentadores de cinema daquele bairro, em virtude dos programas de televisão, abandonou o Cine Ideal. Com isto, vários baderneiros, meretrizes, desocupados, aproveitando o campo livre, dão seus shows noturnos, sem que a polícia faça nada para impedir essa depravação.

Apesar de todos esses incidentes, o cine Ideal seguiu por mais três meses funcionando. Encerrou sua tela definitivamente em 31 de janeiro de 1972. Na derradeira sessão, de 22 horas, para uma reduzida platéia foi exibido o filme Django, o bastardo, estrelado pelo ítalo-brasileiro Anthony Steffen (1930-2004). O único jornal local a se pronunciar sobre o fechamento deste cinema foi A Crítica (8 fev.1972), que assim se manifestou: "A primeira consequência lógica da falta de condições da maioria dos cinemas em Manaus e da concorrência que às casas exibidoras vinha impondo a televisão registrou-se em São Raimundo: Fechou o Cine Ideal, existente há vinte [sic] anos naquele bairro."


Além de destacar as más condições do cine Ideal, há também na matéria transcrita, um depoimento de Aurélio Antunes, sócio-gerente de A. Bernardino, esclarecendo os motivos que contribuíram para o fechamento deste cinema: A razão que motivou tal providência de nossa parte foi o crescente prejuízo que vínhamos sofrendo ultimamente. As rendas não davam para pagar empregados, INPS, FGTS, aluguel de filmes, conservação e energia elétrica. Para não continuarem os prejuízos, o melhor foi fechar.

Quanto ao destino do prédio. Aurélio informou que a empresa ainda iria decidir, seja pela venda ou aluguel do mesmo. Todavia, ele acreditasse que a venda fosse a opção mais fácil, apesar de no momento da entrevista não saber por quanto o prédio iria ser vendido.
Após o fechamento, o prédio do cine Ideal foi vendido e transformado em depósito de mercadorias. Nos dias atuais, funciona no local uma academia de artes marciais.

Texto de autoria de Ed Lincon, que prepara livro sobre os cinemas de Manaus.

Um comentário:

  1. Nesse documentário Amazonas, Amazonas (https://www.youtube.com/watch?v=tMyUZI63eCo) de 1966 do escritor Glauber Rocha é possível ver rapidamente o Cinema Ideal.

    ResponderExcluir