CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, julho 24, 2011

CONVITE

Caso Delmo: o crime mais famoso de Manaus, livro produzido pelo publicitário Durango Duarte, tem lançamento marcado para a segunda-feira, 1.º de agosto. O evento ocorre na Livraria Saraiva Megastore , a partir das 19h.

Durango tem se dedicado a escrever a história do Amazonas, subsidiado pelas melhores e, às vezes, exclusivas imagens. Dispõe de equipe competente, que vem contribuindo sobremaneira para o sucesso de suas iniciativas.

O jovem Delmo Pereira promoveu em 1952, na pacata cidade de Manaus, com sua atitude marginal e, na sequência, por seu brutal assassinato, verdadeira agitação. O crime em si já despertou emoções, mas o julgamento dos “choferes de praça”, os matadores, expandiu o rebuliço na capital.

Apenas para ilustrar: no ano seguinte, os colegas do colégio promoveram vasta manifestação ao “mártir” Delmo Pereira (veja ilustração).

O Jornal, Manaus, 31 janeiro 1953

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER DIREITO PORQUE DELMO FOI ASSASSINADO,DIZEM QUE MUTILARAM TODO,EU ERA CRIANÇA E MORAVA NA VILA VALENTE NA LAURO CAVALCANTE E DO PÁTI VIA SE SE TUDO NA GETULIO VARGAS E FOI MUITO TRISTE E CHOCANTE,O SEU ENTERRO PASSOU A PÉ PELA GETULIO VARGAS E OS ESTUDANTES GRITANDO JUSIÇA.

    ResponderExcluir