CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, março 05, 2012

Dia do Filatelista

Hoje, 5 de março, é comemorado o Dia do Filatelista. A Agência Filatélica (AF) está situada no Correio da praça do Congresso, com entrada pela rua que serve à Uninorte (famoso ponto de referência). Ali se encontra o espaço para os colecionadores de selos, em palavra mais acadêmica, para os filatelistas.


Envelope confeccionado pela AF para a comemoração
No sábado 3, houve a comemoração. As turmas encontraram-se, funcionários e poucos, pouquíssimos adeptos desse colecionismo. Deste lado, Altino Edgard, Joaquim Marinho, Paulo Cavalcante, Jorge Bargas e esposa, André Fonseca, Eusimar, Aldamor Pio, Yona e eu. Como se nota, dá para contar nos dedos.

Entre os dirigentes, a gerente de vendas, Antônia Rebouças; a coordenadora de vendas, Alexandra Campello, e mais o Helton Braga. A organização do evento coube a gerente da AF, Natividade Cruz.

Os discursos foram na direção de, primeiro, lembrar o movimento filatélico já observado na agência e, segundo, o comprometimento da direção em ajudar aos colecionadores seniores, visando alcançar novos adeptos.

Filatelistas Marinho, Altino, Loureiro e Bargas, sentados, e
outros (acima) ouvindo a direção dos Correios (abaixo)


Também se discutiu sobre os motivos que levam os jovens a não se empolgar pela coleção de selos, apesar de o Correio se empenhar na modernização de seu material filatélico. Será exclusivamente o custo do material? Ou a pouca divulgação? Certo é que não há renovação dos colecionadores. Na festa foram servidos salgados e doces de ótima procedência, e um tinto para o tim-tim.

Nas providências paralelas, recebi do Paulo Cavalcante recortes da Coluna Filatélica, publicada pelo saudoso Nelson Porto, presidente perpétuo do Clube Filatélico do Amazonas. A coluna durou de agosto de 1969 até a morte do produtor, em 2005. Nossa intenção é editá-la em livro para ilustrar a história deste movimento. Assim, durante a semana vou reproduzir algum material bem interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário