CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 05, 2012

Lançamento de livro: 40 anos

Adrino Aragão
É isso mesmo. Em 18 de fevereiro de 1972, o manauense Adrino Aragão de Freitas (1936-), conhecido por Adrino Aragão e no País pela sua produção literária, lançou em Manaus seu primeiro livro: Roteiro dos vivos. A festa ocorreu no saguão da Biblioteca Pública (então aberta ao público) e foi organizada pelo Clube da Madrugada, ao qual pertencia o autor.

A foto ilustrativa, sacada do Jornal do Commercio, mostra poucos participantes. Talvez por ser o primeiro passo deste autor. Mas, os dois, postados à esquerda, são os saudosos padre Nonato Pinheiro e o desembargador João Rebello, ambos do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. A apresentação da obra foi realizada pelo finado Farias de Carvalho (poeta consagrado que, na semana passada, foi reverenciado pela Academia Amazonense de Letras).

Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Adrino há muito se fixou em Brasília (DF), onde permanece produzindo. Um dos raros cultores, no Brasil, do miniconto, assistiu recentemente (2006) a um reconhecimento, quando o professor Joaquim Branco, da UERJ, discorreu em trabalho de tese pós-doutoral sobre o “miniconto adriniano”.

Fica o registro dos quarentanos da obra deste amazonense.
Adrino Aragão autografa seu primeiro livro. Jornal do
Commercio, 19 fevereiro 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário