CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, setembro 27, 2012

Livros publicados em Manaus (1900-60)

Editado pelo Departamento de Estado
de Imprensa e Propaganda, em 1944



Diante de vasto material bibliográfico consultado, tomei a iniciativa de listar os livros que foram publicados em Manaus, no século passado. Para facilitar a exposição, fixei o período entre 1900 e 1960. A razão é bastante simplória. A partir deste ano, em especial com a presença do governador Arthur Reis (1964-67), um volume extraordinário de livros foram aqui lançados. Basta recordar que as coleções deste governo se aproximam de 150 livros.

Meu intento é divulgar os dados básicos das obras e, se possível, a capa; quando não for possível, a folha de rosto. Espero acrescentar algumas informações, como a localização das tipografias, das impressoras. Enfim, onde pode ser encontrado o material impresso.

Surpresas fatalmente devem surgir. Em Manaus, os editores, os frequentadores de “sebo” sabem das dificuldades para se encontrar algum material dessa espécie. Apesar de “catador de papeis” habilitado, não espero revelar “todos” os lançamentos realizados nas seis décadas observadas.  
 
O autor nasceu em Urucará (AM) e o
livro foi lançado na Academia Amazonense
de Letras.  

Ao final, quem sabe, eu possa transformar esse novelo em mais um lançamento. Ilustro a postagem com algumas espécies coletadas.

1908

FARIA E SOUZA, J. B.; SOUZA, A. Monteiro de; e BAHIA, Alcides. A Imprensa no Amazonas (1851-1908). Tipografia da Imprensa Oficial. (Acervo Biblioteca MYM)
BITTENCOURT, Agnello. Contribuição para a corografia política do Estado do Amazonas. Tip. Palais Royal.
Governo do Estado. Catálogo do Estado do Amazonas – Exposição Nacional de 1908. Tip. Palais Royal.
FERRAZ, F. J. da Silva. Através do Amazonas: Manaus ao Javari. Tipografia do [jornal] Amazonas. (Acervo Biblioteca Pública)
MIRANDA, Bertino (B.M.). A cidade de Manaus: sua história e seus motins políticos. J. Renaud. (Acervo Biblioteca Pública)

1942

BATISTA, Djalma. Medicina e estética: discursos de formatura. Imprensa Pública. (Acervo Biblioteca Pública)
MADEIRA, Armando. Ao sair do templo. Imprensa Pública. (Acervo Biblioteca Pública)
MORAES, Aldo. Ouro quebrado (crônicas). Imprensa Pública. (Acervo Biblioteca Pública)
PEREIRA, Nunes. Um naturalista brasileiro na Amazônia. Imprensa Pública. (Acervo Biblioteca Pública)
POGGI, Oder. A campanha da malária no Amazonas; impressões de um sanitarista. Encadernação Moderna. 134p. (Acervo Biblioteca Pública)
VIEIRA, Antóvila M. O perigo amarelo na Amazônia brasileira. Imprensa Pública. (Acervo Biblioteca Pública)

Um comentário: