CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 26, 2012

FELIZ NATAL, AINDA QUE TARDIO


Afinal, estou em Minas Gerais. Perdido em andanças para alcançar um encontro familiar bem distante de casa, não pude manter a publicação diária. Por essas razões, meus votos de felicidades pela festa do Menino Jesus chegam com algumas horas de atraso.

Cartão elaborado em 1977-78 no 1º Batalhão de
Polícia Militar
 
Para ilustrar a postagem, resgatei um ancestral cartão de Boas Festas, referente a 1977-78, idealizado pelo então comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Pedro Rodrigues Lustosa. A foto foi realizada por um experimentado fotógrafo, que ainda hoje produz com eficiência, falo de Carlos Navarro.

No comando deste batalhão, Lustosa havia sucedido  ao tenente-coronel Hélcio Motta, que fora conduzido ao Estado Maior da corporação. Oficial dedicado e organizador ao extremo empreendeu vistosa reforma nas dependências do quartel, em especial o parque esportivo, como bem demonstra a fotografia.

Este registro natalino causou um mal estar, um fuxico entre a classe, pois entendiam que a foto queria mostrar a deficiência do antecessor. Entenda-se como briga de compadres. Certo mesmo é que este Cartão é o mais antigo documento -- com 35 anos -- apregoando os anseios da Polícia Militar, mesmo que nascido de uma fração da PMAM, para a população.

O texto pertence ao coronel Lustosa, somente ele, com a paixão dele pela briosa Polícia Militar, poderia escrever com aquela ênfase. Na época, eu colaborava com o comando do coronel Lustosa, como subcomandante, mas não pude contribuir com este histórico cartão de Boas Festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário