CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, outubro 05, 2013

AEROCLUBE DE MANAUS


1º lugar da turma
A notícia transcrita do matutino O Jornal, veiculada há 70 anos, mostra o esforço que o governo e, mais que este, de interessados em dotar a capital de recursos técnicos, como a aviação, representado pelo Aeroclube de Manaus, ainda hoje em atividade. Surgia ao mesmo tempo em que era construído o aeroporto de Ponta Pelada, em plena Segunda Guerra Mundial, a meu ver, o Aeroclube preparava jovens para o desafio da guerra. Assim como realizava o Exército, criando o NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva), cuja primeira turma teve 100 alunos.
Os nomes aqui mencionados, alguns de repercussão nacional, os deputados – Antóvila Vieira e Leopoldo Péres, e os constantes na direção desse empreendimento, em especial o Dr. Avelino Pereira, muito contribuíram para o desenvolvimento da aviação regional.

Recorte de O Jornal, 14 de fevereiro de 1943
 
Realizou-se durante o dia de ontem o exame final dos novos alunos pilotos do Aero Clube do Amazonas, em número de 15, tendo por examinador o capitão aviador Armando Level e sendo a comissão julgadora composta dos Drs. Leopoldo Péres e Antóvila Vieira e Sr. Jorge Andrade.

A turma dos novos pilotos, composta dos jovens Mário Verdade, Wilson de Figueiredo, Fernando Limaverde São Tiago, Acrísio Esteves da Silveira, Kleper Viana, Gebes Medeiros, Américo Fortunado, Dorian Botelho, Cláudio Carvalho, Justino Melo, Paulo Jacob, Cândido Machado, Álvaro Maia e Romulo Menezes, depois de submetida às diversas provas, mereceu a devida aprovação, sendo de real destaque a prova final, havida entre o garoto-aviador Romulo Menezes e Kleper Viana, que foram submetidos a uma prova de fogo, a fim de ficar patente qual dos dois seria o primeiro da turma.

Venceu o garoto Romulo, todavia, a comissão deliberou dividir o prêmio instituído pela Prefeitura e denominado “Cidade de Manaus”, constante de 10 horas de voo, entre os dois candidatos.
Romulo, ao deixar o aparelho, foi abraçado pela grande assistência que se achava no campo e, logo após ter recebido os cumprimentos do capitão Level e da comissão julgadora, convidou ao seu genitor, Sr. Ramiro Menezes, para um voo, que foi realizado sob aplausos gerais.
Terminado o exame, usou da palavra o Dr. Antóvila Vieira, que disse estar sempre pronto para auxiliar, no que estivesse ao seu alcance, o Aero Clube, pois todo o esforço ali empregado era de grande utilidade para o Brasil. Em seguida, usou da palavra o Dr. Avelino Pereira, que agradeceu a colaboração do governo e destacou o auxílio do Dr. Antóvila Vieira, agora mesmo mandando construir, no terreno do Aero Clube, um campo de esportes, para o exercício físico dos alunos e pilotos.
Foram servidos aos presentes doces e gelados.


 







  

 





 

   

 

  

 



 

 

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário