CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 17, 2014

CLUBE DA MADRUGADA: 60 ANOS | 5



Maury Mrq e violão

Celebrando os 60 anos do Clube da Madrugada, o escritor Zemaria Pinto e o compositor Mauri Mrq se uniram para criar o CD-livro Lira da Madrugada, que deveria ser lançado na Academia Amazonense de Letras na manhã do próximo dia 22 de novembro. Infelizmente, entretanto, a obra, confeccionada em São Paulo, não ficará pronta a tempo.
Mas esse contratempo não modificará a programação do Sábado na Academia, dentro da série 60 anos do Clube da Madrugada.

Fundado nas primeiras horas do dia 22 de novembro de 1954, o Clube da Madrugada estabeleceu-se, com o passar do tempo, como o mais importante movimento artístico do Amazonas. Num momento de estagnação econômica, jovens intelectuais, com interesses os mais diversos, resolveram chacoalhar o marasmo, questionando não apenas a literatura, encastelada na sisuda Academia Amazonense de Letras, mas também as artes plásticas, a filosofia, a economia e a sociologia – de onde se depreende a abrangência dos interesses, convergindo para um movimento político. 

Foi, entretanto, na literatura e nas artes plásticas que o Clube da Madrugada deixou as marcas mais profundas – existe, nesses segmentos criativos, um antes e um depois do Clube da Madrugada.

O trabalho de Zemaria Pinto e Mari Mrq foca especialmente “A poesia no Clube da Madrugada” e a apresentação deste sábado será uma aula-show, nos moldes do saudoso Ariano Suassuna: Zemaria Pinto comentará os poemas dos madrugadenses musicados por Mauri Mrq, que mostrará o seu trabalho usando a consagrada estrutura bossanovista: “um banquinho, um violão”. A dupla contará ainda com a presença da poeta Astrid Cabral, que dará um testemunho da sua vivência no Clube da Madrugada.

Projeto: Sábado na Academia
Série: 60 anos do Clube da Madrugada


Quando: 22.11, sábado, às 10h
Participantes: escritores Zemaria Pinto e Astrid Cabral e compositor Mauri Mrq
Endereço: sede da Academia Amazonense de Letras – Casa de Adriano Jorge, Rua Ramos Ferreira, 1009 – Centro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário