CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, julho 08, 2015

HISTÓRIA DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS (1)

Concluía meu tempo de serviço nesta corporação em 1996, quando assumi a direção do Serviço de Saúde. Havia a obrigação de dirigir um hospital e uma clínica odontológica. E um desejo geral dos servidores policiais em aprimorar este serviço e fazê-lo prosperar. Anseio que o tempo demonstrou não ter sido alcançado.
No afã de melhorar o atendimento no Hospital da Polícia Militar, situado na rua Cândido Mariano, providenciei a remodelação do edifício. Com a pintura de sua fachada, fiz afixar o nome do hospital.
Na ocasião do inauguração dos melhoramentos, a imprensa fez a divulgação do feito. O texto e a foto que reproduzo catei no Diário do Amazonas (31.julho.1996).



A Polícia Militar do Amazonas inaugura na próxima semana um hospital, na rua Cândido Mariano, s/n, Centro. O hospital passou por uma completa restauração. Foram adquiridos novos e modernos equipamentos para exames de prevenção cardiológica. Inaugurado em 1984, o hospital tem enfermaria com vinte leitos, uma ala para pediatria e dois apartamentos, além do laboratório, salas para consultas e
administração

Atualmente quinze médicos militares, sob a direção do ortopedista Rogério Passini, atendem nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia e neurocirurgia. Seus pacientes são, basicamente, policiais militares e dependentes, embora receba verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) e possa atender pacientes, sem vínculo com a Polícia Militar, para pronto-atendimento e internações.

Recentemente empossado como diretor do Centro de Saúde, o coronel Roberto Mendonça explica que "as instalações foram melhoradas com a recente restauração do prédio. O setor de raios X foi recuperado e foi instalada uma farmácia que repassa medicamentos a preço de custo. Numa próxima etapa será restaurado o laboratório, que realiza exames básicos (fezes, urina e sangue) e novos equipamentos serão comprados".


3 comentários:

  1. Lembro de quando minha mãe me levava a este hospital na época que ela trabalhava lá como sargento da polícia militar, eu na época era criança hoje também já aposentado faço parte da caserna também como sargento com muito orgulho de ter passado meus anos nesta instituição.

    ResponderExcluir
  2. Lembro na época em que minha mãe trabalhava neste hospital ela me levava para tomar café de manhã bem antes de eu entrar na policia militar.

    ResponderExcluir