CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, novembro 30, 2015

PRIMEIRO AMAZONENSE NA FAB

Asp Of Afranio Aguiar
A postagem abaixo foi extraída do periódico local O Jornal, datado de 20 de agosto de 1944. Nele informa com bastante entusiasmo a formatura do primeiro amazonense a ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB). 
Trata-se de Afranio da Silva Aguiar, certamente integrante da primeira turma de aviadores brasileiros, pois, a FAB teve início em 1941.

Recorte de O Jornal, 20 agosto 1944

Conforme noticiamos, realizou-se no dia 12 do corrente, na capital do País, com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República [Getúlio Vargas], do ministro da Aeronáutica [Joaquim Pedro Salgado Filho] e outras altas autoridades, militares e civis, a cerimônia da declaração de aspirantes a oficial aviador de 1944 — Turma "Coronel Fontenele".
Dessa turma faz parte o jovem Afranio da Silva Aguiar, o primeiro amazonense a diplomar-se, como oficial aviador, na Escola de Aeronáutica.O aspirante Afranio da Silva Aguiar nasceu nesta capital e é filho do Sr. Pompeu Lino de Almeida Aguiar, chefe da firma proprietária da Papelaria Velho Lino, e de sua Exma. esposa, D. Eulalia da Silva Aguiar, figuras estimadíssimas de nossa sociedade. 
Tendo cursado, com brilhantismo, a Escola de Cadetes de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o aspirante Afranio da Silva Aguiar, que se destinara à carreira do Exército Nacional, prestou concursos, alcançando aprovações plenas, escolheu a Aviação para prestar os seus serviços, com o maior devotamento de brasileiro patriota. 
Convém assinalar que o jovem amazonense Afranio da Silva Aguiar, que sempre alcançou altas notas em todos os seus cursos, elevando, desse modo, o nome de seu Estado natal, fez-se por seu exclusivo esforço e dedicação aos estudos, motivo por que são mais realçados os parabéns, que lhe têm sido endereçados e à sua digna família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário