CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, agosto 22, 2016

MANAUS - SÃO PAULO

Detalhe da capa do informativo
Em meado de 1955, no primeiro ano do governo Plínio Coelho, a companhia aérea Real-Aerovias, depois denominada de Varig, iniciou a ligação entre nossa capital e a de São Paulo, com uma escala, em Campo Grande, hoje capital do estado de Tocantins.
A Associação Comercial do Amazonas, em seu Boletim nº 169, de agosto, dirigido pelo vice-presidente Jacob Sabbá e secretariado por Cosme Ferreira Filho, registrou o evento que abaixo vai transcrito.

O CONSÓRCIO REAL-AEROVIAS LIGA SÃO PAULO AO AMAZONAS, INAUGURADA A LINHA SÃO PAULO - MANAUS

No dia 10 de julho último, o Consórcio "Real-Aerovias" [adiante Varig] inaugurou nova linha de navegação aérea, ligando, desta vez, São Paulo a Manaus, com escala por Campo Grande, no Estado de Mato Grosso [hoje do Sul]. O cometimento daquela poderosa organização, que veio de muito beneficiar esta região, colocando nossa cidade mais próxima da capital bandeirante, deu motivo a expansões de júbilo por parte do nosso comércio e da população manauense, concretizadas nas manifestações que a firma desta praça, Oliveira, Barbosa & Cia. Ltda., agente daquela empresa, recebeu por parte da imprensa e das mais altas autoridades do Estado.

A aeronave que serviu à inauguração da linha São Paulo-Manaus era do tipo DC-4, tinha o prefixo PP-AXO e pousou no aeroporto internacional de Ponta Pelada às 15:30 horas daquele dia, conduzindo diretores e convidados da companhia, em número de 52 pessoas.

O auspicioso acontecimento foi seguido da inauguração dos escritórios de Oliveira, Barbosa & Cia. Ltda., situados na rua Guilherme Moreira, 352, desta cidade, ato a que compareceram o Sr. governador Plínio Coelho, dom Alberto Gaudêncio Ramos, arcebispo de Manaus, desembargador Rocha Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Edson Stanislau Afonso, presidente da Assembleia Legislativa, prefeito Walter Rayol, além de muitas outras autoridades civis e militares e grande número de elementos do comércio, da indústria, da sociedade.

Nessa ocasião, o Dr. Emídio Vaz d'Oliveira, vice-presidente da ACA e componente da firma que representa, em Manaus, o consórcio Real-Aerovias, proferiu eloquente discurso, através do qual salientou a importância da iniciativa, para o povo e para as classes produtoras, pois mais uma trilha se abria para a navegação aérea no Amazonas, proporcionando maiores facilidades no campo da economia e transportes regionais, além de promover a ligação direta do grande Estado sulino com o setentrião brasileiro.

E citou o comandante Lineu Gomes, presidente da operosa empresa aeroviária, como o pioneiro da grandiosa ideia, concretizada naquele festivo momento.

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO AMAZONAS, a cujo quadro pertencem os diretores de Oliveira, Barbosa & Cia. Ltda., rejubilou-se com o fato, fazendo lançar na ata dos trabalhos de sua Diretoria um voto de congratulações, proposto pelo vice-presidente, Sr. Antonio Montenegro, que exaltou a iniciativa daquela empresa de navegação aérea, representada, nesta capital, pela citada firma. A moção foi aprovada por unanimidade.

Essa homenagem foi comunicada ao comandante Lineu Gomes, através do ofício abaixo reproduzido.

Of. Nº 173/55
Manaus, 22 de julho de 1 955.
Ilmo. Sr. Comandante LINEU GOMES
Presidente do "Consórcio Real-Aerovias" São Paulo. 
Ilmo. Sr.
Levamos ao conhecimento de V. Sa. que foi objeto de registro na ata da reunião de nossa Diretoria, realizada no dia 19 do corrente, como acontecimento de marcante significado, para a economia do Estado, o efetivo estabelecimento da linha de navegação aérea, direta entre Manaus e São Paulo, corajosa iniciativa dessa grande empresa aeroviária. 
Na mesma oportunidade, ao ser colocado em destaque o mérito do referido empreendimento, que vem enriquecer o Amazonas de novos e eficientes meios de transporte entre nossa capital e a metrópole bandeirante, assinalou a Diretoria o auspicioso fato de haver sido a agência local do Consórcio Real-Aerovias confiada à firma Oliveira, Barbosa & Cia., pertencente ao quadro de associados deste Instituto, onde seus dirigentes desfrutam do mais alto conceito comercial e pessoal. 
Comunicando-lhe, prazerosamente, o acertado gesto de nossa Diretoria, servimo-nos, também, do ensejo para augurar-lhe o maior êxito em seu novo setor de atividade transportadora. 
Cordiais Saudações 
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO AMAZONAS
Jacob Sabbá, Presidente, em exercício
Milton Diniz, Vice-Presidente da Secretaria


CORPOS DIRETIVOS 1955- 1956
ASSEMBLEIA GERAL

Presidente - Com. Agesilau Joaquim Gonçalves de Araújo
1º Secretário - Sr. José Rodrigues de Oliveira Jr.
2° Secretário - Sr. David Tadros

CONSELHO FISCAL                                      SUPLENTES

Sr. Auton Furtado                                Sr. Armando Mesquita
Sr. Benjamin Pantoja Alves                Sr. Mário Pinheiro
Sr. Francisco do Areal Souto              Sr. Oscar Parente

DIRETORIA

Presidente - Dr. Jayme Bitencourt de Araújo
1° Vice-Presidente e Vice-Presidente da Assistência à Agricultura - Sr. Ermindo Fernandes Barbosa
2° Vice-Presidente e Vice-Presidente da Publicidade e Assistência Social - Sr. Jacob Sabbá
Vice-Presidente da Secretaria - Sr. Milton Diniz
Vice-Presidente da Tesouraria e Contabilidade - Sr. Antônio Oscar Montenegro
Vice-Presidente do Patrimônio e Biblioteca - Dr. Emídio Vaz d'Oliveira  
Vice-Presidente da Propaganda e Museu Comercial - Sr. José Negreiros Ferreira
Vice-Presidente do Intercâmbio Comercial e Estatística - Sr. Mansour Francis Chehuan
Vice-Presidente do Arquivo e Cadastro - Sr. Waldemar Pinheiro de Souza

DIRETORES
Dr. Dioclécio Corrêa                            Sr. Isaac Benaion Sabbá
Sr. Danilo Duarte de Matos Areosa     Sr. Joaquim Soares Bento
Sr. Edgar Gama e Silva                       Sr. José Ribeiro Soares
Sr. Elias Ferreira da Silva                    Sr. Pancrácio Ferreira Nobre
Sr. Felipe Isper Abrahim                     Sr. Pedro Manoel de Oliveira Negreiros
Sr. Isaac Benzecri                                Sr. Robert Daou

SUPLENTES
Sr. Antônio M. Henriques                   Sr. José Veiga
Sr. Francisco F. Barbosa                     Sr. Lauro Honório
Sr. Joaquim Araújo                             Dr. Mário Guerreiro
Sr. Jacob P. Levy Benoliel                  Dr. Samuel Benchimol
Sr. José Maria Chixaro Jr.                   Dr. Sebastião Souza

Sr. José Rafael Siqueira                      Sr. Sosthenes Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário