CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, outubro 19, 2017

AMAZONAS EM SBC


Recorte da revista amazônia, 1980
Consultei ao Google para saber se essa relíquia ainda subsistia. Não mais. Quando o Parque da Criança foi remodelado, foram excluídas as atrações do Amazonas.
Portanto, resta-nos esta recordação extraída da Revista amazônia (nº 52, maio de 1980).


A Amazônia em São Bernardo do Campo (SP)


No município de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a população local pode apreciar algumas das belezas da Amazônia, através de uma réplica miniatura da cidade de Manaus, da rodovia Transamazônica e de trechos da selva.

A réplica, instalada numa área de 18 mil metros quadrados, faz parte da Cidade da Criança, um imenso parque de diversões dedicado ao lazer da população infantil daquele município e que recebe cerca de 60 mil pessoas por mês. O mini passeio pela "Amazônia" começa no marco inicial da Transamazônica. Para dar uma noção mais exata do local, foi reproduzido, em fibra de vidro, o tronco da árvore com a placa comemorativa do início da construção da estrada.

Os visitantes são orientados por monitores que explicam a importância da rodovia e contam fatos históricos da cidade de Manaus. Segundo disseram os técnicos do parque, a mini Transamazônica serve também para educar a população de um dos municípios mais industrializados do País de que o progresso não pode estar desvinculado da preocupação com a preservação do meio ambiente.


Pelo outro lado da "cidade", as crianças podem chegar ao Porto Flutuante, onde podem fazer um passeio numa "voadeira" (barco típico dos rios da Amazônia), conhecendo uma cabana de pescadores, os animais da floresta etc.

No final do passeio, o rio alarga-se e pode-se ver o magnífico encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Durante o percurso, os visitantes conhecem ainda a nascente do rio Amazonas, na Cordilheira dos Andes.


Os serviços do parque são explorados comercialmente por particulares, sob concessão da Prefeitura. O restaurante servirá, em breve, pratos típicos da região e as lojas venderão produtos do folclore local. Para a manutenção da área a Prefeitura cobra apenas Cr$ 15,00 para adultos (as crianças têm ingresso gratuito). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário