CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, dezembro 21, 2017

NOVAMENTE É NATAL [4]

Detalhe da capa
Nossa cidade, no Natal de 2009, foi convidada a assistir o Concerto de Natal, denominado de Natal Amazônico, Tempo e Eternidade, que foi encenado no Largo de São Sebastião. Aconteceu na noite do Dia de Natal, e teve a Secretaria de Cultura como a gestora e produtora do espetáculo.

A inovação consistiu em transpor o cenário do nascimento de Jesus para as barrancas do rio Negro, nosso ancoradouro. O consagrado poeta Max Carpenthier, competente em sua produção regional e de cunho religioso, foi o autor do texto ganhador do concurso de dramaturgia criado para essa festa.

Era um tempo em que os homens lançavam seus insistentes olhares para a salvação do planeta. A Amazônia sempre despertou essa preocupação. Assim, do espetáculo, recolhi a Cena XV (O Credo do Cientista), que teve a Intervenção Eletrônica produzida pelo artista DJ Kleber Romão.



Cientista:

Senhor, na noite do Teu nascimento,
em que recordamos que a Encarnação
concentra no Teu ser o apogeu das forças
naturais e divinas, eu, que vivo a estudar os movimentos da evolução, rezo diante de Ti o meu credo amazônico:
 Eu creio que a conjugação das potências vegetais, animais
e líquidas incessantemente se desdobram em mais e mais
mistérios revelados, para a realização do destino
humano. Creio que a missão dos frutos, a doação dos
peixes, a múltipla vitalidade que se arrasta na jiboia, salta
na jaguatirica e alcança o céu nos pássaros, tudo é,
ao mesmo tempo, paraíso recapitulado, riqueza do presente, 
provisão do futuro. 
Creio na harmonização das sabedorias ancestrais e contemporâneas. Creio que a sustentabilidade inaugura uma nova era da Amazônia. Creio na convivência solidária da estrada e do rio. Creio na solidariedade entre a várzea e a fábrica, entre a tarrafa e o computador. Creio na complementaridade entre o tambor e o celular. Creio nas trocas culturais como processo civilizador. Creio que na preservação ambiental e no amor ao belo e às artes sustentamos o mais antigo fundamento da plenitude da vida.
Plenitude da vida, Senhor, é o outro nome do teu Reino. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário