CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, dezembro 05, 2017

OKADA: HIDEOMI E ODACY


A dupla Roberto e Okada, em 2011
Encontrei Odacy no início do nosso Serviço Militar, em 1965, portanto, já dobrado o cabo do cinquentenário desta e de outras efemérides. Assim foi com o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, no antigo 27 BC; com nosso ingresso na Polícia Militar do Estado, em 1966; e no Curso de Armamento (eu) e de Moto-mecanização (ele), na extinta Escola de Material Bélico (EsMB), no ano seguinte.

A formatura militar impõe certo bullyng aos de metro e sessenta, meu caso e dele. Porém essa “discriminação” com os baixinhos nos aproximou imensamente, pois éramos os cerra-fila, junto com o Ruy Freire. Cujo trio ingressou na PMAM e hoje desfruta da benevolência do Estado, ultrapassados os “setentanos”.

Há exatos cinquenta anos estava com o Odacy no Rio, encerrando os cursos na EsMB, ao final de um ano na (então) Cidade Maravilhosa. De regresso, estivemos sempre próximos, com a cidade de Manaus como menagem, pois a Polícia Militar ao tempo não dispunha de grandes efetivos no Interior. Creio que ele esteve como Delegado de Polícia em Parintins, na ilharga de Maués, de onde era originário, filho de Hideomi Okada.

Elaborei este resumo não para homenagear o Odacy, mas seu pai – Hideomi Okada, posto que este, em 5 de dezembro de 1975, recebeu uma condecoração do Império Japonês pelos serviços prestados no Amazonas. Tive pouco contato com o agraciado, sabia de suas conquistas e feitos pela fala mansa e despretensiosa do filho. Pouco o encontrei. Talvez por isso, guardei de seu Hideomi uma estranha imagem: ele montado a cavalo em Manaus.

Para encerrar, informo que a postagem abaixo foi sacada do extinto matutino A Notícia, da mesma data, esperando que ela chegue ao amigo Odacy, que hospitalizado intenta superar mais outra adversidade. Saúde, Kokada!

CONDECORAÇÃO
O Imperador Hiroito, do Japão, concedeu a Hideomi Okada, residente em Manaus, a comenda "Sexto Grau da Ordem do Tesouro Sagrado", por serviços relevantes de natureza
 
A Notícia, 5.XII.1975
 social. A cerimônia da entrega da condecoração acontecerá hoje, às 10 horas, na residência oficial do Cônsul do Japão.
O agraciado nasceu em 1896, na província de Yamaguchi, e é pai da Dra. Massue Okada, professora Carna Okada, Major PM Odaci Okada e Dr. Orlando Okada, este recentemente formado pela Universidade do Amazonas.

OS SERVIÇOS
Hideomi Okada chegou a Maués (AM) em 1930, onde, a par de serviços odontológicos, trabalhou na erradicação da malária. Em 1933 exerceu a direção da Associação Japonêsa de Maués. Em 1958, atendendo convite da Prefeitura de Parintins, mudou-se para o citado município, onde, juntamente com a filha Massue Okada, prestou assistência odontológica à comunidade municipal.
Registro na sepultura

Em 1960 mudou-se para Manaus, ajudando, naquela época, a JAMIC na organização da Casa do Estudante Nissei, principalmente com o seu trabalho e exemplo junto aos pais, mostrando-lhes a importância da educação dos filhos a fim de que pudessem participar e se Integrar na comunidade brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário