CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 20, 2017

PMAM - DIA DO SOLDADO

A foto aqui reproduzida traz-nos festejadas lembranças: a festa ocorreu no quartel da Praça da Polícia, em nossos dias Palacete Provincial. Na ocasião, a corporação festejava o Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto.

Recorte de O Jornal, 26 agosto 1958
Neste café matinal, como insinua a foto, presente estava o governador Plínio Ramos Coelho que, ao governar, inaugurou uma retomada de progresso no Amazonas. Assegurou em sua posse, em 31 de janeiro de 1955, que a Força Estadual estava falida, depauperada. A fim de reparar tanto infortúnio, conseguiu a disposição do major EB Cleto Potiguara Veras para comandar a PM amazonense.

Cleto Veras, de fato, colaborou substancialmente com o governo. Expandiu a corporação, marcando seu comando entre outras iniciativas com a implantação do policiamento em dupla, alcunhado de Cosme e Damião. Estes “santos” fizeram milagre nesta capital, onde os problemas de ordem pública se restringiam aos “batedores de carteiras” e outros delitos afins. Certo que, por seu entusiasmo descomedido, Veras deixou admiradores e outros nem tanto.

A festa contou com a assistência do recém empossado arcebispo do Amazonas, dom João de Souza Lima, que governou seu “rebanho” por mais de duas décadas. Era um tempo em que a igreja católica prevalecia, fazendo com que a PM implantasse nesse mesmo corredor da festa um oratório com a imagem de São Jorge (hoje esquecida em algum quartel).

Esta foto saquei da página de O Jornal (26 agosto 1958), por isso está bastante mutilada, exibindo uma forte marca deixada pela dobra no exemplar arquivado na Biblioteca Pública. Espero consertá-la em breve. É fácil observar a precariedade da produção do jornal, observando o título da matéria. 

Ao lado do major Cleto Veras, ainda que bastante rabiscada, desfigurada, encontra-se Eva Makk, com seu filho brasileiro AB. Trata-se da artista plástica que, trabalhando com o marido Américo, ultimou diversos quadros e painéis na cidade. O Casal Makk, como assinava seus trabalhos, esteve em Manaus a convite do governador Plínio Coelho. No Palacete Provincial ainda perdura um trabalho dos Makk, logo à entrada observa-se duas alegorias sobre a participação da PMAM no conflito de Canudos (BA).

A última boa recordação é sobre o fotógrafo, tão-somente creditado por Nascimento. Já escrevi sobre ele no Blog do coronel Roberto ou www.catadordepapeis.blogspot.com. Seu nome era Francisco Nascimento, que se estabeleceu na avenida Sete de Setembro com material fotográfico. Ao falecer, passou o estabelecimento ao sócio – Antonio – que agradecido, e em homenagem ao amigo, batizou o empreendimento de Foto Nascimento, amplamente conhecido em nossos dias, com lojas pela cidade. 
 
Outro recorte do mesmo jornal
Dois importantes flagrantes colhidos pelo fotógrafo Nascimento, da solenidade de ontem, realizada na Polícia Militar do Estado, em homenagem ao "Dia do Soldado" e  à passagem do segundo  aniversário do grupamento "Cosme e Damião". Em cima, o Governador Plínio Ramos Coelho quando discursava, tendo ao lado o arcebispo metropolitano D. João de Souza Lima, bem como autoridades civis e militares, representantes consulares, jornalistas etc., aparecendo, também os soldados do Grupamento próximo à mesa.

Em baixo, o coronel Cleto Veras quando proferia oração, em nome da briosa Polícia Militar do Estado, vendo-se a seu lado a pintora Eva Makk e o desembargador Orlando Soares, que pereceu afogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário