CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, dezembro 09, 2017

POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS NO SESQUICENTENÁRIO

Capa do panfleto
Quando do sesquicentenário da nossa Independência, festejado em 1972, o Brasil promoveu inúmeras festas e homenagens. Entre tantas, passou por todas as capitais um cortejo conduzindo as cinzas do 1º imperador do Brasil.

Na Semana da Pátria, acentuaram-se os festejos. Para incrementar o desfile em Manaus, a Polícia Militar do Estado distribuiu um panfleto, que reproduzo abaixo, com apontamentos sobre a data festiva e sobre pelejas sangrentas em que se envolveu.

Acredito que o texto pertence ao falecido mestre Mário Ypiranga Monteiro, visto que a iniciativa coube a chefia da Casa Militar, a quem o intelectual estava muito achegado e já havia produzido outros textos. Seja de quem for, há necessidade de alguns reparos, pois foi concretizado com exorbitantes arroubos.

Um deles, assegura que, em 1851, entre a criação da província do Amazonas e sua instalação no ano seguinte, a Guarda Policial dispunha de 1339 guardas! Não há registro sobre tal número, e mais, este efetivo alcançou este número em razão da obrigatoriedade de todos os homens, a partir dos 14 anos, a “pertencer’ (sem ônus) a uma Guarda.

Outra desdita: a PM amazonense lutou ao lado de Plácido de Castro, na conquista do Acre. Não! O governador amazonense Silvério Nery, ainda que interessado na disputa, apenas dispôs uma guarnição Policial e outra Fiscal na fronteira acreana, na região onde hoje evolui a cidade de Boca do Acre.

No entanto, a Legião dos Poetas (voluntários idealistas) seguiu para a região com arma pesada da Força Estadual, cedida por governador. Contudo, foi um fiasco redondo.

Apesar dos pesares, entoa-se no hino policial: No Acre, com batalhas e vitórias...




São 135 anos de existência — de honrada e ufanosa existência! que se somam neste soberbo desfilar dos soldados de Cândido Mariano. São 135 anos de lutas incessantes, — pela ordem, pela paz, pelo bem do povo e da Pátria, — que estão passando, agora, em frente aos nossos olhos orgulhosos, — diante da nossa cívica emoção! — no passo-certo dos homens do heroico batalhão de Canudos!
São 135 anos da Polícia Militar do Amazonas, desfilando em reverência aos 150 anos da Independência do Brasil!

Data de 4 de abril de 1837 a existência da Polícia Militar do Amazonas. Criada com o nome de Guarda Policial, teve, mais tarde, a honrosa atribuição de milícia guarnecedora das nossas fronteiras e dos presídios militares de vários pontos do interior amazonense, além da sua função precípua de zelar pela ordem pública nas seus municipais, vilas e freguesias.

Dois Batalhões compunham, em 1851, a Guarda Policial, que tinha, então um efetivo de 1.339 praças distribuídas pelos diversos lugares da Província.

Elevada à categoria de Batalhão Policial em 1890 e de Regimento Policial em 1897, — foi como Regimento que destacou o seu 1º Batalhão de Infantaria para seguir com destino a Canudos e ali juntar-se às Forças em Operações. Foi em Canudos, dentro da própria cidadela dos jagunços de Antônio Conselheiro, que essa brava Polícia Militar do Amazonas derramou o sangue generoso de seus soldados pela paz e pela ordem da família brasileira. Seu Comandante, o intrépido Coronel Cândido Mariano, — que é a figura máxima, o símbolo do heroísmo e da honradez, do miliciano amazonense, tem o seu Altar na consagração da História do Amazonas.

Esta mesma Polícia Militar do Amazonas lutou no Acre, ao lado de Plácido de Castro, e ajudou a libertar aquele Território da ocupação estrangeira e a reincorporá-lo ao Patrimônio Territorial do Brasil.
Outros feitos gloriosos tem em sua história a Polícia Militar do Amazonas!

Feitos gloriosos e troféus gloriosos! E o mais belo e o mais glorioso desses troféus é aquela velha Bandeira Brasileira que é guardada com orgulho, em seu quartel pelos soldados amazonenses: é a Bandeira que acompanhou a Polícia Militar em Canudos e de lá voltou tinta do sangue dos nossos soldados e esfarrapada pelos impactos das balas inimigas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário