CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, janeiro 16, 2018

UMA QUASE EXPERIÊNCIA JORNALÍSTICA [2]




Abaixo, a segunda parte de uma experiência própria em iniciar uma coluna jornalística. Ainda bem que permaneceu apenas na experiência.  
O Resumo (pretenso título da coluna) não passou no teste.


RESUMO

SEMANA DA PÁTRIA/96
Morna, a despeito do tempo calorento, repleta de fatos estranhos: seu início ocorreu no segundo dia. Afinal, começar em um domingo, não dava. Na segunda, o trânsito foi destroçado pelo fogo simbólico. Depois, um balé selvagem animou os transeuntes, porquanto as gradas autoridades não deram o mínimo. Desculpe, sim, o governador deitou falação e gabou o esforço estudantil. A semana homenageava o Meio Ambiente, tão em moda, mas o fogo queimava a árvore debaixo da qual espalhava sua chama. No dia 5, inventaram uma homenagem ao primeiro governador - Presidente Figueiredo, não apareceu qualquer autoridade. Caiu do céu um buquê de flores. A banda de música não tocou, mas o povão queria mesmo era o festival da Velha Serpa. Aos pombos nosso fundador.

SEMANA DA PÁTRIA (II)
Na noite de cinco, no Centro de Convenções, depois que a turma do governador driblou o candidato Serafim, deu-se início a partida, com direito a “ponta esquerda”. Ocorreu novo trabalho estudantil: a criação do mundo e da Amazônia, com a presença de inúmeros animais. Todos, menos, quem?, o boto “cor de rosa”. Foi uma produção que me recordou muito uma americana de 1964, que apresentava passou por Manaus com um elefante. O difícil era limpar o excremento do paquiderme.
No dia 7, que felicidade, um arco-íris de luzes (vermelha e azul) cobriu a pista do Centro. Era a segurança internacional na cidade de Amazonas. E, finalmente, o pavilhão nacional que arriou antes do horário regulamentar. Dezoito horas! Fica para 1997, cuja semana acontece igualmente em setembro.

TENREIRO ARANHA
Contou-me o presidente do IGHA, em tarde de chá acadêmico, que uma experiência japonesa, bem sucedida, deu vida a estátua do primeiro governador. Para quem desconhece sua localização: na praça da Saudade. O autor do milagre, evidentemente surpreso, recomendou ao ex-presidente da Província que descesse, a fim de conhecer a moderna Manaus, na fronteira do ano 2000.
A primeira decisão do novo habitante manauara foi de sacar a honrada espada. Ao vê-la empunhada, pensou o cientista, enfim, o homem vai decidir a eleição. – Qual nada, disse o presidente Figueiredo, primeiro vou acertar as contas com esses pombos, ora pombas!  

GATO DE LUZ

Escrevi para a Eletronorte informando de que iria cancelar o pagamento de minha conta de luz. Se alguém deseja copiar o exemplo, é bom ler o texto até o final. Na esquina da rua onde moro aconteceu uma invasão. Já entenderam, decerto. Pois, bem, junto a um poste há mais fios que um pisca-pisca natalino. Reclamar, reclamei com nome e endereço, cpf e cic e outros comprovantes (inclusive de renda). Nada. Por isso vou de cidadania, a igualdade de direitos expressa na Constituição. Se todos pagam, vou pagar. Atenção, a concessionária de energia elétrica ainda não se dignou de me responder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário