CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, março 17, 2018

BARBOSA FILHO EM DOIS TEMPOS

Barbosa (à dir.) A Crítica, 23 nov. 1971 

Barbosa Filho era de fato tenente da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), instituição que chegou a comandar. Punido pelo Governo Militar, dedicou-se ao Nacional F. Clube, e no impedimento do titular, era o treinador interino. Apesar da distância entre anos, com tais atributos produziu esses dois fatos: um bem atraente, o outro, nem tanto. Afinal acabaram “amistosamente”, como salienta a matéria jornalística aqui compartilhada.

Recorte de A Crítica, 23 nov. 1971






O treinador Paulo Emílio (foto à esquerda), deixou mesmo a direção técnica do Nacional, confirmando o nosso noticiário anterior. Domingo dirigiu pela última vez o onze nacionalino quando empatou com o Olímpico por 2x2. Paulo Emílio permanecerá em Manaus até os primeiros dias do próximo mês, devido aos seus compromissos na Faculdade de Educação Física, da qual é professor. Barbosa Filho que aparece ao lado de Paulo Emílio, assumirá hoje, a direção técnica do plantei nacionalino.
O veterano servidor sempre nestas horas empresta seus serviços ao Clube e dirigirá a equipe, mais uma vez, no tradicional clássico Rio-Nal, pelo Pentagonal.
Paulo Emílio pretende voltar a Manaus. Esteve conversando ontem, com o presidente Aureo Cid Botelho, da Rodoviária. Nada ficou ainda acertado e não será novidade que venha a ser o treinador da "Formiga" na próxima temporada. Quanto a proposta do Clube do Remo, Paulo Emílio não teve ainda resposta.

Recorte de A Crítica, 16 jan. 1963
Segundo fomos informados na Policia Civil, momentos de pânico viveram os nossos confrades da imprensa falada, quando o tenente Barbosa, técnico do Nacional Futebol Clube, capitaneando uma turma de soldados da corporação, ameaçou depredar por volta das 23 horas de anteontem, os estúdios da Rádio Rio Mar, em S. Raimundo, tendo a mencionada tentativa depredatória sido motivada por um desafio acompanhado de termos fortes, incisivos, que um locutor esportivo teria lançado do microfone daquela emissora ao citado oficial, pela maneira desabrida como este teria respondido ao dito locutor sobre uma enquete esportiva.
Ainda ao que soubemos, não se consumou a depredação em virtude da pronta interferência dos diretores daquela emissora, que compareceram imediatamente à Polícia, onde solicitaram providências do chefe de Polícia, que, entrando incontinente em ação, conseguiu amistosamente serenar os ânimos dos militares, evitando, portanto, que praticassem atos de violência, de consequências imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário