CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, maio 04, 2018

ITACOATIARA (AM)

Arco erguido à entrada da cidade
As notícias que neste post reproduzo do Jornal do Commercio (26 janeiro 1965), recordam-me algumas visitas que realizei à cidade de Itacoatiara. Lembram-me alguns amigos que tive o prazer de conviver. Uns alcançados no Seminário de Manaus, e que ainda se mantém agregados, outros no trânsito das rodas literárias. 
Para não cometer um desastre, vou especular com um jogador do Penarol FC. Creio que se trata do seminarista Francisco Nazaré, porque bom de bola, que me hospedou em casa de seus pais, quando fomos acolitar a Semana Santa de 1962. Era então pároco da cidade cônego Alcides Peixoto, falecido monsenhor, vigário dos Remédios.
Abraço no ensejo ao coronel aposentado Vital de Menezes e ao historiador Francisco Gomes da Silva, os quais dispensam apresentação.
Recorte do Jornal do Commercio, 26 janeiro 1965

Grande entusiasmo vem despertando nos meios desportivos itacoatiarense a 1ª corrida com bicicletas de passeio “A Ciclista”, casa que vende exclusivamente artigos para bicicletas em Manaus, reunindo cerca de uma centena de corredores, representantes dos diversos clubes, colégio e associações de classe.
A corrida terá lugar no dia 31 do corrente mês às 8:30 horas, iniciando-se com uma preliminar infantil, com menores de 9 a 12 anos de idade.
Os clubes Náutico, Penarol, Rio Negro, Bonsucesso, Nacional, Atlético Brasil Clube e Botafoguinho, farão as inscrições dos seus atletas corredores. A corrida preliminar será realizada ao longo da av. Plinio Coelho, via principal da cidade, enquanto a corrida de fundo cobrirá uma distância de seis quilômetros, partindo do aeroporto para a cidade.Para a grande prova ciclística do dia 31 em Itacoatiara, a Liga Itacoatiarense de Desportos Atléticos e a Prefeitura Municipal, nas pessoas dos Srs. Antonio Gesta Filho e Galdino Alencar, ofereceram todo o apoio necessário à grande festa esportiva. 
 Campeonato Itacoatiarense de Futebol “Galdino Alencar”  
Disputando a segunda partida decisiva de uma melhor de três, defrontaram-se domingo no Estádio Municipal “Gen. Eurico Gaspar Dutra” as aguerridas equipes do Náutico x Penarol, que mais uma vez chegaram ao final da partida sem resultados favoráveis aos dois bandos. O placar não foi inaugurado, daí resultando um terceira partida para o próximo dia 24 - domingo, no mesmo local.
O árbitro da partida foi o Sr. Pedro Sena de Andrade, da Federação Amazonense de Desportos Atléticos, auxiliado pelos bandeirinhas Hélio Moreira e Aldezio Vigues, da Liga Itacoatiarense de Desportos Atléticos. Regular assistência compareceu ao estádio municipal. As bilheterias acusaram a renda de Cr$ 124.440 [cento e vinte e quatro mil e quatrocentos e quarenta cruzeiros].  
Formação dos Quadros 
Náutico – Benedito, Azamor, Siridó, Diamante, Hélio, Major, Sabazinho, Dunga, Zezinho, Farofa e Heli.Penarol – Peteleco, Fernandes, Celestino, Nazaré, Perrone, Keli, Alonso, Pirima, Marinho e Terêncio. 
A partida preliminar foi realizada entre Botafoguinho x XV de Novembro, saindo vencedor o primeiro pela contagem de 2x1.

Um comentário: