CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, maio 02, 2018

PAPAGUARA S.A.

A Papaguara parou a produção de produtos alimentícios, todavia seus dirigentes dominam outro segmento, o dos refrigerantes: são produtores da Coca-Cola e seus derivados na região Norte. A fabricação de bolachas e afins encontrava-se instalada na av. Constantino Nery defronte à Escola Sólon de Lucena. Nesse local, ainda se encontra a guarita da guarda.
À entrada do estabelecimento fabril, já operando com o famoso refrigerante, existiu um, digamos, bar que atendia na calçada aos notívagos. Virou point festejado, mais conhecido por Coca 1 (depois existiu o Coca 2 na estrada do Contorno, entrada do bairro do Crespo, no posto de gasolina ainda existente – hoje av. General Rodrigo Otávio)
.
Reproduzo a notícia veiculada pela A Crítica (20 maio 1965), há mais de 50 anos, anunciando a chegada das máquinas de fabricação de macarrão.  
 
A Crítica, 20 maio 1965

A iniciativa privada tem se manifestado de forma relevante em todos os setores para o progresso do Estado, devido ao espirito progressista dos homens do comércio e indústria que operam no Amazonas.Constantemente registramos, com prazer, esse movimento elevado, dando à nossa terra uma posição renovadora, que acompanha o surto progressista de outras regiões.Um acontecimento agora merece o realce devido: a Papaguara S.A. — Massas Alimentícias, pioneira no ramo em nossa capital, acaba de receber o que existe de mais moderno em equipamento para a fabricação de macarrão e novas peças que introduzirão sensíveis melhorias no preparo de biscoitos e bolachas de sua fabricação.Os produtos "Papaguara", inegavelmente se constituem num orgulho para o nosso Estado, já estando com penetração aceitáveis nos vizinhos Territórios e no Estado do Acre.
Em apenas oito anos de existência completados no dia primeiro do corrente, a Papaguara S.A., com o esforço e dinamismo do industrial Antonio Simões, se situa entre as mais adiantadas no gênero do país, procurando oferecer sempre o melhor.
A moderna fábrica, situada no bairro dos Bilhares, recebeu dias atrás o moderno equipamento, que já está sendo montado.

8 comentários:

  1. Como eram deliciosos os biscoitos Papaguara, principalmente os de água e sal. Adorava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A marca permanece, porém não mais produzida em Manaus. Seu fabricante agora encontra-se em Belém (PA). De qualquer modo, a lembrança continua forte e não liga para o regionalismo. Bom apetite

      Excluir
    2. A marca permanece, porém não mais produzida em Manaus. Seu fabricante agora encontra-se em Belém (PA). De qualquer modo, a lembrança continua forte e não liga para o regionalismo. Bom apetite.

      Excluir
  2. Depois de muitos anos, hoje 20/10/2020, tive um encontro que me trouxe lembranças da minha infância em Manaus. Encontrei nas prateleiras de um mercado aqui em Porto Velho perto do Hotel Porto, onde estou hospedado,as bolachas Papaguara. Uma volta ao passado.

    ResponderExcluir
  3. A Papaguara foi um nome de grande destaque no Amazonas. Fez muita falta depois que foi embora de Manaus. Hoje, a fábrica está no Pará, produzindo a "bolacha de motor", por sinal muito gostosa. É uma pena que não esteja no Amazonas.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai trabalhou nesta empresa acho que em 1986, e as vezes me levava pra fazer entregas de bolacha , macarrão , ele dirigia o caminhão bau ou a kombi, dependendo da entrega que ele teria que fazer naquele dia.

    ResponderExcluir
  5. Eu chegue a trabalhar com os produtos " massas " papaguara como macarrão e bolacha no meu mercadinho por muito tempo me parece que era do grupo Simões quando passo em frente na Av Constantino Nery vejo o abandono sabendo que ali na década de 70/80/90 era uma empresa de muitos funcionários. Triste porque não existe mais.

    ResponderExcluir